Clube Corredores Resineiros das Corgas

Clube Corredores Resineiros das Corgas

Clube Corredores Resineiros das Corgas

Clube Corredores Resineiros das Corgas

Há vários anos que muitos dos sócios fundadores se encontravam e participavam em provas de estrada e caminhadas, seguidas de convívio. Vinha-se falando em transformar essa participação duma forma mais sistemática e formal inscrevendo-nos com o nome de um grupo, clube ou associação. O vínculo principal dessa união seria a aldeia das Corgas, donde a quase totalidade desses Amigos e seus familiares são oriundos.

Ao nome da aldeia, juntou-se a palavra “corredores" sendo que esta palavra está à nossa atividade desportiva, mas também está etimologicamente ligada a andar, e também a "corga" "CÓRREGO" que significa regueiro de água e que é a origem do nome "CORGAS". De notar que em cada corga (corga longa) que há nas Corgas existe uma nascente.

Quando andavam no trabalho da resina, os resineiros utilizavam as muitas fontes, existentes nos pinhais, para saciar a sede. Eis algumas dessas nascentes, bem conhecidas dos mais velhos, quando realizavam essa dura tarefa: 1. Fonte da Cancela, Meios, Cosceladas, Cor d’água fria, Trepados, Mina, Horta do visitas, Fontanheiros, Fonte Barriga, Carvalhal da Ladeira, Vergadas Meias, Corfrada, Mateiroas, Vergasqueiro.

Clube nasceu formalmente no dia 26 de Fevereiro de 2012, em Assembleia-geral realizada na casa de um sócio, na Costa da Caparica.
No entanto oficialmente o Clube foi registado no RNPC, no dia 20 de Junho de 2012, tendo a primeira Assembleia Geral oficial, sido realizada no dia 14 de Julho do mesmo ano, na nossa sede, nas Corgas. Foi precisamente no mesmo dia em que organizamos a nossa primeira iniciativa, designada "1ª caminhada das fontes dos resineiros das corgas".

Visite o Site para saber Mais »

Copyright Hugo Guedelha 2015. All rights reserved.